domingo, 3 de janeiro de 2016

MEL E PRÓPOLIS QUAIS OS BENEFÍCIOS?

Provavelmente você já ouviu falar que um pouco de mel misturado ao chá ajuda no combate à gripe. Pois muitas pessoas preparam esta receita caseira quando estão com gripe, resfriado e com tosse. Mas, por que o mel de abelha pode ser considerado um remédio caseiro?


MEL
Em primeiro lugar o mel é altamente nutritivo, pois possui diversas propriedades que fazem bem à nossa saúde. Chamado de néctar dos deuses, o mel é o alimento mais antigo e universal do planeta, sendo considerado um alimento sagrado desde a antiguidade tendo sido, inclusive, associado à fertilidade e à longevidade. Além de ser um alimento saudável, o mel era utilizado por civilizações antigas como medicamento natural para evitar infecções e combater bactérias. Já as mulheres gregas utilizavam o mel como um hidratante para a pele (uma forma de ajudar na proteção do corpo contra o envelhecimento precoce) e para os cabelos.


Fonte natural de carboidratos, o mel ajuda a melhorar o desempenho físico e a reduzir a fadiga dos músculos dos atletas. Vale lembrar que o mel é um alimento e, por isso, pode ser misturado, por exemplo, ao iogurte, à salada de frutas e à granola. E que tal substituir a manteiga ou margarina e comer pão com mel? Mais natural e nutritivo impossível. 

O mel também é uma excelente alternativa para substituir o açúcar e o adoçante, pois tem menos calorias. Enquanto que uma colher de sopa de açúcar tem cerca de 40 calorias, a mesma medida de mel apresenta 25 calorias – e adoça muito mais. Por isso, quando for tomar chá ou café experimente colocar um pouco de mel ao invés de açúcar. No entanto, por causa da grande quantidade de carboidratos, como a sacarose, o mel não deve ser consumido por diabéticos.

Outro benefício para a saúde é que, segundo os nutricionistas, o mel pode ajudar na dieta do emagrecimento, já que a frutose e a sacarose presentes neste alimento são de mais fácil digestão pelo organismo se comparado com o açúcar e o adoçante.

O mel tem ainda relação com o surgimento do termo lua de mel. Segundo uma das muitas versões existentes, os povos germânicos se casavam na lua nova e, durante um mês inteiro, os noivos bebiam ao luar uma mistura de água e mel para terem sorte.

Outra versão afirma que na Roma Antiga o homem apaixonado capturava a mulher, muitas vezes sem o consentimento da futura noiva. Então, durante um mês, ele a mantinha escondida, a partir da semana da lua cheia. Durante este período, o casal bebia uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel, até que a mulher se rendesse à paixão de seu futuro noivo.

PRÓPOLIS
A própolis é uma substância natural (formada por resina vegetal e cera de abelha) produzida pelas abelhas que é utilizada para proteger a colmeia de insetos e bactérias, por exemplo. Rica em aminoácidos, vitaminas e bioflavonoides, por possuir diversas propriedades terapêuticas, ela é utilizada pelo homem para fortalecer o organismo e, assim, combater os males de saúde.Você sabia que além do mel, a abelha também produz própolis, e que ela pode ser mais um aliado na busca por uma vida mais saudável? Mas, o que é própolis? Quais são os benefícios da própolis?


Uma das formas mais atuantes do extrato de própolis é no combate às doenças respiratórias como asma, bronquite e faringite, e na prevenção do aparecimento de pneumonia, resfriado e constipação. Também pode ser usado no tratamento de sinusites, amidalites e renites. Com efeito cicatrizante, devido a presença de flavonoides e aminoácidos, a própolis possibilita a regeneração de tecidos, sendo utilizada no tratamento de queimaduras, feridas e dermatites.

Entre os benefícios da própolis está o bloqueio da ação dos radicais livres sobre as células saudáveis, já que ela preserva a ação da vitamina C e tem propriedade antioxidante, que ajuda no retardamento do envelhecimento. Outro benefício é atuar no combate a infecções. E quando usado como anestésico, a própolis pode ajudar no combate a dor de dente, dor de garganta e amidalite, por exemplo.

A própolis tem ainda ação antibacteriana, pois funciona como um antibiótico natural, que atua na destruição apenas das bactérias nocivas, preservando as benéficas. Com ação antiviral, a própolis ajuda no combate ao vírus do herpes e gripal. Como antifungicida, ela ajuda no combate aos fungos responsáveis por infecções vaginais, bucais e no sistema digestivo. Já há, inclusive, xampus e pomadas com própolis.

Outra propriedade da própolis é a ação antimicótica, por isso ela pode atuar sobre alguns fungos como micoses e coceiras do corpo. E para combater a dermatite seborreica, é possível recorrer a xampus à base de própolis, pomadas e extrato de própolis.

O fortalecimento do sistema imunológico também pode ser obtido com a própolis, já que ela tem a capacidade de estimular e aumentar a produção de globulinas e anticorpos, ajudando, portanto, no tratamento de pacientes com baixa resistência.

Apesar de ser um medicamento natural e de todos os benefícios e propriedades terapêuticas, a própolis não faz milagres. Por isso, o ideal é que seja usada com cautela e moderação, já que existe uma aplicação correta para cada tipo de tratamento. Uma dosagem acima de 60 gotas diárias, por exemplo, já é considerada alta, e pode causar intoxicação. Além disso, se for de uso oral (como extratos, balas, xaropes, gotas, comprimidos, pastilhas e spray bucal), a própolis deve ser preparada sempre por laboratório. Entre os cosméticos que são à base de própolis, destaque para xampus e cremes faciais.

Para evitar qualquer problema no uso da própolis, a recomendação é realizar uma consulta médica para que a prescrição seja feita corretamente (a recomendação é válida para quem faz uso oral ou utiliza cosméticos à base de própolis). Afinal, se o extrato de própolis é benéfico para a saúde, a beleza e o bem estar, então nada melhor do que utilizá-lo de forma correta, e, assim, aproveitar todas as vantagens que ele pode proporcionar. Por isso, a utilização de própolis como medicamento só deve ser feita com prescrição médica.

MEL E PRÓPOLIS
Se o mel e a própolis separadamente já são importantes para a nossa saúde, o que dizer da combinação de mel com própolis? 

RECEITAS
Se você está acostumado somente a colocar mel no chá, saiba que você pode fazer receitas deliciosas com o mel, como bolo, por exemplo. Beber suco com própolis também é uma excelente pedida. Confira algumas receitas com mel e com própolis.

Temos um livro especial com várias receitas com mel (clique aqui).

Bolo de gengibre com mel
Ingredientes: 
3 ovos orgânicos 
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral 
½ xícara (chá) de mel orgânico 
½ xícara (chá) de aveia em flocos finos 
¼ de xícara (chá) de açúcar mascavo 
¼ de xícara (chá) de óleo de coco 
1 colher (sopa) de gengibre ralado 
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo: 
Bata as claras em neve e reserve. Depois, bata as gemas, o mel, o óleo de coco e o açúcar na batedeira até obter um creme homogêneo. Em seguida, adicione a farinha e bata. Acrescente o fermento, a aveia e o gengibre e bata levemente. A seguir, misture delicadamente as claras em neve. Despeje a massa em uma forma untada e com farinha. E, por fim, leve ao forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos.

Suco de abacaxi com própolis
Ingredientes: 
1 xícara (chá) de água filtrada 
1 fatia grande de abacaxi, de preferência orgânico
1 colher (sopa) de mel orgânico 
10 gotas de própolis verde 
Folhas de hortelã a gosto

Modo de Preparo: 
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva com cubos de gelo.

Suco de laranja com mel e própolis
Ingredientes:
Suco de 4 laranjas 
10 gotas de própolis 
1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador e tome em seguida.

Você pode encontrar todos os derivados da linha Apícola na Emporium Brasillis clicando AQUI!

Espero vocês em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário